Conversando com algumas empreendedoras, percebi um problema em comum: nem todas estavam prontas para crescer. Enquanto umas tinham consciência disso, pois o medo denunciava a falta de estrutura do seu negócio, outras estavam super ambiciosas, dando passos muito maiores do que poderiam suportar.
A verdade é que toda empresa precisa crescer, mas nem todas estão prontas para isso. Afinal, o crescimento requer estrutura para contratar time, delegar funções, ter a parte jurídica em dia, estratégias de vendas e processos definidos, por exemplo.
Se você está empreendendo, saiba que o crescimento do seu negócio é algo natural, respire fundo e aceite. O medo é um sinal de que você precisará esticar, sair da zona de conforto e aprender coisas novas, então é claro que ele estará presente.
O medo, a incerteza, a sensação de não ter o controle o tempo todo, são somente sinais de que você é humana. Agora, nada disso precisa paralisá-la. Pois, coragem é a escolha diária de persistir, mesmo com medo. APENAS CONTINUE! Cada passinho de formiga fará com que você valide seu valor, propósito e fé.
Para minhas amigas ambiciosas, cuidado para não darem um passo maior do que a perna, ok? Antes de pensar em novos projetos, expansão, funções, PLANEJE e EXECUTE o básico. Nada supera o “feijão com o arroz” do seu negócio. Sonhar grande não custa nada, mas ser impulsiva sim. Custa sua saúde, sua energia e suas emoções… E lá na frente a conta não fecha.
Conclusão: se você empreende, prepare a casa para crescer! Quanto antes planejar um crescimento sustentável, mais produtiva será sua rotina rumo aos seus objetivos. Se você se frustrou no processo ou ainda sente um medo absurdo de dar o próximo passo, conte comigo nessa jornada.
A produtividade está onde há clareza, organização e comportamento certos! E esse é meu trabalho: olhar seus bastidores para que, com pequenas mudanças diárias, você crie um estilo de vida que sustente seu palco. Por isso, se tiver dúvidas, ficarei muito feliz em responder cada uma! Com carinho, Lari Marolla.