Um amor que liberta

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (1 João 4:16)

Um das coisas que aprendi é que apenas o amor de Deus é capaz de curar, libertar e restaurar. Não há amor humano capaz de fazer isso, um namorado novo não cura um coração ferido, um cartão de crédito sem limite não cura um coração rejeitado, uma viagem pela Europa não cura um coração abatido. 

Deus é amor e tudo o que Ele fez traz essa essência. Você, eu e toda a criação temos esse traço de Deus. Todo artista deixa seu traço em suas obras, quando alguém olha já sabe que foi feito por Ele. O traço de Deus é amor, toda a criação carrega isso.  

Outra coisa que aprendi é que uma pessoa curada é uma pessoa livre. Livre do medo, dos traumas, do passado, da acusação, livre para ser quem Deus a chamou para ser!

Talvez você esteja se sentindo como essa foto, sem direção, sem rumo, sem chão. Parece que tudo a sua volta desabou. Deus está pronto para preencher cada lacuna do seu coração, porque Seu amor não é humano, não é o que vemos em comédias românticas, não é o amor de Romeu e Julieta que terminou na morte. O amor de Deus é eterno, Ele venceu a morte, Ele ressuscitou, é um amor sobrenatural! 

Para ter esse amor é necessário querer ser livre de tudo o que nos afasta de Deus. Não estou falando que será fácil, não estou falando que não vá doer. Mas, algumas vezes, é preciso chegar ao fundo do poço, parar de confiar na força do braço, é preciso entregar tudo. Algumas vezes, é necessário sacrificar o que mais lhe custa, se esvaziar, recomeçar. Porque só assim, Ele pode vim e limpar, curar e dar nova forma ao nosso interior. 

 

Exemplo: Mical.

Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração. – 2 Samuel 6:16

Seu pai era uma pessoa difícil de lidar, não teve o amor da sua vida correspondido, viu o homem que amava ser prometido em casamento para a irmã. Casou com Davi como plano de seu pai para mata-lo. O ajudou a fugir e ele a abandonou. Ele a tirou de seu marido que a amava. Não teve filhos. Deixou que todos os traumas e decepções de 11 ANOS a fizessem perder o movimento de Deus para sua vida.

Ela poderia ter sido curada, mas não decidiu ser livre. Às vezes nós seguramos pessoas, não perdoamos, não nos perdoamos, vivemos no passado ou deixamos passar sem sermos curados e um dia tudo volta à tona e caímos em uma cilada de tristeza e dor. 

 

Exemplo: Filhos de Israel.

Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. – Deuteronômio 8:2

O povo estava mais de 400 anos escravo no Egito, e quando Moisés os liberta, a única coisa que fazem é reclamar, toda hora querem voltar para o lugar onde eram escravos. Pessoas que não conheciam a liberdade, só sabiam de histórias ouvidas dos antepassados. Talvez você esteja preso em coisas que seus pais estiveram, seus avôs, não retenha o Egito dentro de você. Um vício, uma iniquidade, uma atitude má, você pode ser livre hoje. 

A Bíblia conta histórias sobre um povo primitivo, bárbaro, que estava aprendendo a viver em sociedade. Muitas vezes, podemos ler uma história e pensar que ela não se adequa a nossa realidade, era um outro tempo, uma outra cultura. Apenas o tempo passou, porque nós, seres humanos, ainda somos pó e para o pó voltaremos. As mesmas motivações e emoções que eles sentiam, estão em nós. O mesmo orgulho, a mesma vaidade humana, a mentira, irá, inveja, falta de perdão… Nada mudou. O que atuava ali atua hoje, mas no nosso contexto, modernizado. Por isso a Bíblia não é ultrapassada, porque enquanto estivermos nesse corpo, seremos capazes de sentir, entender e nos identificar com essas histórias. 

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória. – Colossenses 1:26,27

Em muitos versículos Jesus é chamado de mistério de Deus. O que fez Deus revelar Seu mistério para a criação? Jesus é o mistério de Deus, Ele é Deus e Ele saiu de Deus. Ele é o amor revelado ao homem de forma palpável, o amor que venceu a morte, no ápice da dor não se entregou, mas nos amou. 

Quão misterioso é esse nome capaz de penetrar no mais profundo coração e curar as memórias mais antigas e esquecidas. Quão poderoso é esse nome, quanto amor há nesse nome!

 

plugins premium WordPress