O que o esporte e o empreendedorismo tem em comum? Essa foi a pergunta que me fiz há 6 meses quando comecei a correr e a postar em minha rede social o progresso de cada treino. De começo, cheguei a questionar se não confundiria minha audiência com aquela temática que não parecia ter relação com gerenciar seu negócio, estruturar time, vender e faturar.
Mas, para minha grande surpresa, em menos de 2 meses tive minha resposta: esporte é uma alavanca para qualquer negócio. O motivo está exatamente no processo do atleta a cada semana, cada lesão e momentos difíceis a serem superados, na teimosia para continuar os treinos nos meses mais intensas, pois sabe que a prova está próxima, e na rede de apoio que constrói e inspira a cada progresso alcançado. Existe muita disciplina, foco e mudanças de hábitos na rotina de quem compete. E como já falei em outro artigo: COMPORTAMENTOS SE REPETEM!
Logo, a mesma motivação que encontrei para treinar no frio, ou debaixo de sol, cansada ou super disposta, se espelhou em meu negócio. Eu, que não aguentava correr nem 10 minutos na esteira, em 6 meses, realizei minha primeira corrida de rua 10k. Mas, muito mais do que isso, nesse processo tive muito mais vendas em meu treinamento de Produtividade para Empreendedoras, atenção para gerenciar o time e projetos e determinação para tirar sonhos (que considerava distantes) do papel.
Fiquei feliz quando li a matéria da Forbes semana passada comprovando exatamente o que vivi: “CEOs atletas: como o esporte potencializa o desempenho no trabalho”, relatando a experiência de pessoas de sucesso praticando esportes, e colhendo mais “flexibilidade, resiliência, determinação, trabalho em equipe e muita energia.”
Nunca achei que falaria isso, mas o esporte me transformou neste ano. E depois da experiência deste domingo, já comecei o planejamento para minha primeira meia maratona 21k. Agora é tarde, não tem mais volta, sou atleta!
Se você empreende e quer alta performance e produtividade em seu dia a dia, espero ter mostrado uma chave poderosa para acessar esse resultado hoje mesmo! Lembre-se, não é apenas a medalha no peito que muda nossa mentalidade, mas o processo que construirá a pessoa que susterá esse título.
Se esse artigo foi proveitoso para você, comente abaixo, será um prazer tirar dúvidas e ler suas considerações. Com amor, Lari Marolla.