De acordo com os especialistas, a dependência emocional é alimentada pela baixa autoestima e pela insegurança. Um combo e tanto que pode atingir homens e mulheres, e se manifestar em todos os tipos de relações: amorosas, familiares, interpessoais, profissionais, religiosas, e por ai vai!
Resumidamente, tudo começa quando uma pessoa dá permissão a outra para mexer com seu valor e sua autoestima, afetando diretamente seus sentimentos e emoções. Dessa forma, surge um afeto extremo, uma sensação de não conseguir viver sem o outro, ao ponto de depender do que está fora para sentir-se completo por dentro. As consequências da dependência emocional são muitas, por isso o tratamento é tão importante! Desde pensamentos negativos, ansiedade e estresse, até depressão, transtornos alimentares, abuso de substâncias, insônia e autodestruição.
Como sair da dependência emocional?
- A primeira coisa a se fazer é reconhecer os sintomas da dependência. Saber que algo nessa relação está prejudicado a maneira como enxerga seu valor, influenciando diretamente em sua autoestima e identidade.
- Depois disso, mantenha ou recupere seu espaço individual. É preciso se afastar e entender o que é seu e o que é do outro, aprendendo a diferenciar seu olhar sobre si das expectativas de terceiros. Neste processo, valorize outras pessoas sem as idolatrar, sem necessitar de sua aprovação para seguir sua vida e sua liberdade de escolha.
- O que nos leva ao próximo ponto: tenha autonomia para tomar suas decisões. Saiba para qual direção deseja que sua vida esteja neste momento e tome o controle, mesmo que não receba apoio algum. Não tenha medo da incerteza, afinal a dependência emocional vem de uma necessidade de segurança, algo que é relativo e mutável.
- Questione as crenças e os pensamentos fixos que regem sua vida. Talvez seja hora de mudar discursos, comportamentos e ambientes. Procurar outros grupos que possam abrir seus olhos para uma nova realidade, principalmente profissionais como terapeutas e coaching.
Saiba que é possível sair de uma relação de dependência emocional mesmo não parecendo fácil. Estar perto de pessoas que o incentivem nisso é fundamental. Por isso, conte comigo, ok? Me permita guiá-lo neste jornada de desconstrução!
Com amor, Lari.