Somos a construção de várias partes, atuando em vários papeis, tendo responsabilidades e, ao mesmo tempo, nossas vontades para suprir. Quando alguma coisa nessa engrenagem não está legal, o ciclo se repete até que alguma coisa seja feita para mudar.
Um indício de que sua vida está andando em círculos, é a procrastinação. Deixar para depois o que é realmente importante, ou não resolver aquela única coisa e ficar evitando conflitos como se naturalmente fossem ser resolvidos. Procrastinação não se limita a tarefas do dia a dia, mas também podemos vê-la quando postergamos um sonho, deixamos de fazer por nós para fazer apenas pelo outro, nos cobramos excessivamente em coisas que poderiam ser mais leves, e por ai vai…
A pergunta que você tem que fazer é: como posso quebrar o padrão? Nessa simples pergunta há questionamentos libertadores. Pense nos padrões que está repetindo e perceba de onde vem. Talvez seja algo da sua família, ou dos lugares que frequenta ou até mesmo crenças pessoais.
Entender o gatilho é conseguir ir contra os pensamentos que limitam. Por isso, listei os 10 motivos principais que geram procrastinação e fazem com que sua vida ande em círculos, trazendo sempre os mesmos resultados que lhe trazem muita frustração.
- Perfeccionismo: nunca está bom o suficiente, pois existe um ideal dentro de você que precisa ser atingido.
- Colocar o outro sempre como prioridade: essa ação pode esconder uma grande insegurança, uma busca por aprovação constante, fazendo com que suas necessidades nunca sejam vistas.
- Medo da exposição: receio do que pensarão, falarão ou farão.
- Comparação: ao invés de usar a comparação para inspiração, usa para denegrir, destruir e invejar.
- Acreditar que não sabe o suficiente: nunca saberemos tudo, que bom! Somos eternos aprendizes, por isso, o pouco que sabe hoje pode ser muito para o outro, compartilhe!
- Medo do novo: o medo é uma ação natural, isso mostra que você está vivo! Escute seu medo, entenda o que quer lhe mostrar e traga um novo significado.
- Não ver prazer naquela tarefa: uma dica é começar o dia fazendo as coisas que não gosta, tirando da frente ou delegando.
- Perceber que isso mostrará fraquezas, vulnerabilidades ou possíveis erros e fracassos: os melhores aprendizados vem dos piores erros, acredite!
- Preguiça: fazendo hoje, passinho de formiga, a conta fecha lá na frente. Dê o primeiro passo!
- Hiper realizador: não saber falar não, não delegar, querer salvar o mundo. Mas, todo excesso esconde uma falta e quem não prioriza seu propósito, no fim do dia, procrastina seus próprios interesses para viver o dos outros. Acredite, isso não traz realização a médio e longo prazo.
Como resolver os pontos acima e ter resultados diferentes em minha vida? Uma dica é se conectar com pessoas que vivem livres desses padrões e aprender com elas. Podemos modelar sua forma de pensar, agir e reagir, adaptando a nossa realidade aquilo que deu certo e foi saudável.
Faz sentido? Se sim, deixe sua opinião! Falei mais sobre esse assunto em meu podcast CAFÉ TERAPIA. Clique aqui e ouça agora mesmo!