Sou muito suspeita em falar sobre esse tema, porque realmente é algo que comecei a fazer e nunca mais parei! A meditação é uma prática que vai de contramão com a nossa sociedade e os prazeres imediatos que estamos acostumados. Ao longo do dia, vivenciamos picos de dopamina, de prazer momentâneo que ligamos diretamente à felicidade, afetando nossa percepção do que realmente nos faz bem. Nossa mente é programada para buscar prazer o tempo todo, por isso é tão viciante estar horas em frente à televisão, redes sociais, pornografia, drogas ou até mesmo dormindo excessivamente. Nos contentamos com isso e desaprendemos a apreciar a felicidade verdade, que é uma escolha diária.
Contudo, nosso cérebro tem uma capacidade de mudar e de se adaptar gradativamente, o que chamamos de neuroplasticidade, e a meditação é uma das técnicas que provoca isso. De início, meditar não é confortável, demora-se para entender e vivenciar a prática em sua totalidade, mas é um exercício poderoso se nos dedicarmos a isso.
A maior definição de meditação é estar presente. Sentir o corpo, alinhar os pensamentos e aprender a dominar seus impulsos de forma saudável. Ela não serve para pararmos de pensar ou ficarmos lentos ou moles, mas estarmos em paz com nosso mundo interior. Existem vários tipos de meditação, quero listar duas que são as que mais faço em meu dia a dia.
Mindfulness
Mindfulness significa atenção plena, que é o primeiro requisito para se meditar, estando presente de corpo, mente e espírito. A prática está relacionada a sair do piloto automático, mantendo-se presente no momento colocando toda a atenção para o aqui e o agora.
Sendo assim, não é preciso parar para praticar, mas sim, inseri-la em tarefas simples do dia. Por exemplo, ao lavar uma louça se atentar para estado presente do corpo, da mente e do espírito, ou seja, sentir a textura da água, lidar com os pensamentos colocando o foco naquela ação, contemplando o momento com um novo olhar e trazendo intenções positivas de bondade, amor, alegria e gratidão. A ideia não é desligar a mente ou desativar o pensamento, até porque isso é impossível, mas sim, desenvolver a capacidade de ficar no momento presente com plena atenção.
Mindfulness pode ser praticado por todos, inclusive crianças, e é considerado um treino mental que traz benefícios incríveis para homens e mulheres modernos.
Soaking
Soaking é uma expressão em inglês que significa imergir, mergulhar. É voltado para a espiritualidade como uma forma de conexão com o divino que habita em nós. Quando conheci a prática, logo me apaixonei! Com o tempo, aprimorei esse estilo de meditação com técnicas que me ajudaram a ter domínio próprio e autoconhecimento. Juntei conhecimentos adquiridos na Psicanálise, Física Quântica, Hipnose, Pnl e Constelação e fiz algo bem específico para mim e meus clientes usufruirem. É sobre isso que falarei aqui, minha percepção do Soaking e como o aplico.
Gosto de passar por alguns processos durante a prática, que são:
- Respiração;
- Diálogo interno;
- Lugar seguro;
- Palavras de afirmação;
- Gratidão.
Para mim, o Soaking é como aquele trecho do filme Karatê Kid “tira casaco, coloca casaco”. O menino não tem ideia do que está fazendo até realmente estar em uma posição de combate e ver que tudo aquilo que parecia bobeira, era na verdade, tudo o que precisava para aprender a lutar. No começo, eu era exatamente o menino do filme “respira profundamente”, “desliga o diálogo interno”, “entra no lugar seguro”, “sinta a gratidão”… E foi diante de situações difíceis do dia a dia que entendi como aquelas ferramentas eram tudo o que eu precisava para ter mais controle sobre minha mente.
Para finalizar com chave de ouro a prática, gosto de inserir o sentimento de gratidão, pois ela é o sentimento que mais vibra no universo! Entender como isso reverbera em sua vida e usar de forma intencional é um diferencial dentro do Soaking.
Concluindo, a meditação é maravilhosa para quem deseja um estilo de vida na contramão do que conhecemos. O maior objetivo é estar presente e descobrir que, nas pequenas coisas da vida, é onde encontramos a verdadeira felicidade.
Se quiser indicações de conteúdos para enriquecer seu conhecimento sobre a técnica, indico a série “Headspace – Meditação Guiada” e o livro “Lições de um monge para viver no século 21”. Para ter acesso ao meu áudio guiado de Soaking, clique aqui.
Com amor, Lari.