O que podemos aprender com nossos traumas?
Segundo Gabor, médico especialista no estudo e tratamento de toxicodependência, “trauma é o que acontece dentro de você como resultado do que acontece com você”. Em seu documentário, A Sabedoria do Trauma, Gabor aborda como nossos traumas podem nos ensinar e se tornarem grandes motivadores para um estilo de vida com muitos aprendizados.
Ao longo de nossa vida, teremos inúmeros traumas, isso é inevitável. O que talvez não percebemos é que eles são capazes de mudar nossa forma de pensar, sentir e reagir, trazendo consequências que atrapalham nosso dia a dia, como relacionamentos e autoestima. Já atendi muitas pessoas que não conseguiam falar em público, ou tinham fobias, e até mesmo comportamentos agressivos com aqueles que amavam. Percebe que todo comportamento disfuncional que temos pode ter um trauma o motivando?
Situações que nos marcaram são dolorosas, só de lembrar muitas vezes já sofremos. Como uma forma de lidar com isso, podemos nos desassociar da dor criando fugas. Esse mecanismo de fugir da dor, acarreta em comportamentos com um prazer imediato, se tornando vícios ao longo do tempo. Existem vários vícios ligados à comida, sono, remédios, jogos, trabalho, relações, drogas, entre outros. O Gabor nos incentiva não é olhar o vícios, pois é apenas uma consequência, mas olhar para a dor, o que de fato está se escondendo e motivando a fuga.
É importante ressignificar os traumas que carregamos, afinal, a experiência traumática não nos define, é somente uma resposta que tivemos diante das situações. Podemos trabalhá-las para acharmos novos caminhos que nos conectarão a nossa essência novamente. Sem a fuga, criamos estrutura interior capaz de nos fortalecer e desenvolver virtudes que podem nos levar à verdadeira felicidade.
A sabedoria do trauma está nisso: desenvolver coragem de ressignificá-los, limpando as memórias de dor e sofrimento e as transformando em lembranças de muito aprendizado! Um profissional qualificado poderá trazer ferramentas e uma nova ótica para os traumas que tanto o limitam. Não passe por esse processo sozinho, conte comigo!