Muitas pessoas confundem a tristeza profunda, com a depressão, principalmente durante momentos de luto. Contudo, nem sempre a tristeza é depressão, mas a depressão traz a tristeza como um dos seus sinais. Como diferenciar então? Alguns pontos:
- Duração: enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos.
- Intensidade: a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social.
- Causas: a causa da tristeza geralmente é algum acontecimento específico. Já a depressão, traz alguns fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver, por exemplo: a deficiência na produção de algumas substâncias pelo cérebro, herança genética, aspectos da personalidade (baixa autoestima ou pessimismo) e fatores ambientais (como exposição à violência, à negligência ou à pobreza).
Em casos de um diagnóstico de depressão, é preciso buscar ajuda profissional e ter o acompanhamento adequado durante todo o processo. Agora, para aliviar momentos de tristeza, é preciso aprender a manter os pensamentos negativos distantes.
A conseqüência de pensamentos negativos constantes interferem na qualidade de vida da pessoa, tanto no campo emocional como em outros aspectos de sua vida, como o profissional e pessoal. Além de prejudicar a saúde psíquica, traz prejuízos na maneira como se vê e como faz a manutenção de suas relações.
Muitas vezes, a pessoa que tende a pensar negativo acaba sendo considerada uma má companhia, ou uma pessoa ruim, o que pode intensificar ainda mais os pensamentos negativos acerca dela mesma, criando por exemplo pensamentos como “sou uma pessoa ruim mesmo, não mereço ter amigo”.
Não alimentar pensamentos negativos é uma escolha e, isso só será possível enfrentado seus problemas e medos na medida em que realmente são (sem aumenta-los ou diminuí-los). Podemos escolher com qual dimensão cada pensamento ficará registrado em nossa mente.
Lembre-se disso, as lutas não podem mudar nossa identidade! Mesmo nos piores cenários, mantenha-se firme sabendo quem é. Davi, por exemplo, diante de um cenário difícil, se recusou usar uma armadura que lhe descaracterizava. Abriu mão da armadura do rei, para usar seu funda e uma pedra, o que resulto em sua vitória e morte de um temido gigante! Da mesma forma, nos momentos bons e ruins, quando não houver força ou certeza, devemos lembrar de quem somos em Deus, pois essa é a bússola da nossa alma.
Este post fez sentido para você? Se sim, compartilhe com alguém! Vamos espalhar conhecimento! Com amor, Lari Marolla!