Ser para então ter 

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1,2

Quantos desejam ser usados por Deus, ou ter um emprego que os valorize, crescer em sua empresa? Quantos querem viajar e conhecer o mundo? Mas, no fim do dia, o que queremos alcançar está ligado ao versículo acima ou a uma idealização baseada em comparação? 

Antes, nos comparávamos aos nossos vizinhos ou no máximo a um estilo de vida visto nas novelas (que sabíamos que era ficção). Mas hoje, por meio das redes sociais, nos comparamos com jogadores famosos, pessoas de outros lugares do mundo, blogueiros. Antes, os objetivos eram construir uma família saudável e com uma rotina tranquila, mas hoje, é ter milhares de seguidores desconhecidos nas redes sociais e uma vida badalada (afinal, para alguns, ter uma rotina é algo entediante). 

Lembro que, quando era adolescente, meu coração queimava pela África. Queria muito poder fazer algo para ajudar aquele povo, pois via nos jornais tamanha injustiça que se passava ali. Até que um dia Deus me disse que eu não precisava ir até lá para ajudar pessoas, mas que poderia fazer isso em meu próprio bairro, em minha igreja ou dentro casa. 

Como eu, muitas pessoas veem muito mais satisfação em ajudar necessitados na rua do que ter uma refeição por dia com sua família sem celular ou televisão, para apenas conversar e ter comunhão. Dar roupas e fazer caridade ao invés de ajudar nos afazeres domésticos para não sobrecarregar a esposa ou a mãe. É preciso coragem para viver a rotina, pois é na rotina que aprendemos a ser.

O texto continua:

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:21-33

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6:1-4

Tudo começa na família. Nossa cultura, nossas crenças, nossos traumas, nossa forma de ver o mundo… É com ela que temos a primeira referência de afeto, amor e pertencimento. Guarde essa frase: Antes de ter, precisamos ser! E baseado no que nos foi passado, o que carregamos? Quais são os valores que estão regendo nossa vida? O que somos e o que estamos construindo?

Analisando os textos acima, vemos que:

  1. Antes de ter autoridade como marido, é preciso amar a esposa como Cristo amou e deu sua vida pela igreja.
  2. Antes de ter autoridade como esposa, é preciso respeitar o marido, ser sábia, ser prudente, gerenciar a casa sendo a coluna, a que traz ordem e organização para o marido ter mais clareza no dia a dia da família. A Bíblia diz que a mulher é vaso frágil, ou seja, tem que ser amada.
  3. Antes de ter autoridade como filho, é preciso honrar pai e mãe como autoridade em sua vida (filhos, vocês não dão conta de ocupar lugar de pai e mãe, não dão conta de decidir coisas que dizem respeito a eles fazerem).

Quando cada membro da família aprende a SER, eles revelam o mistério que existe entre CRISTO E A IGREJA! Todos precisam ser para então terem um ambiente familiar saudável. Por que muitas famílias sofrem? Porque só alguns são, outros se aproveitam. Ou porque ninguém quer ser, e só quer ter direitos. 

O maior legado que existe é imprimir a verdade de Deus no coração dos nossos filhos, isso vale muito mais do que qualquer sonho ou ambição profissional. O ALVO DE NOSSA VIDA É SERMOS IMITADORES DE CRISTO, por isso, temos que aprender a ser para então ter. E o lugar mais desafiador que existe para ser um verdadeiro discípulo de Cristo é dentro de casa, na rotina, na simplicidade da vida.

Como podemos fazer isso na prática? Jesus apresenta dois comportamentos que quero trazer aqui: a espada e a toalha. Temos que ter sabedoria para escolher qual usar, só saberemos tomar a decisão certa, quando formos quem Deus nos chamou para ser. 

 

  • ESPADA

“Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Mateus 10:34-38

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:10-12

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6:17

A espada representa a autoridade de Cristo contra a força do pecado e da morte, para tirar da nossa esfera familiar padrões de comportamento, crenças e situações que vão contra Deus. Coisas que vieram dos nossos pais, dos pais de nossos pais, heranças de comportamento que estão operantes em nós e não contribuem com nada. A espada não é para ser usada contra quem nos cerca, mas sim, com padrões, pensamentos e sentimentos enraizados em nós que precisam ser cortados. 

PARA SER, PRECISAMOS TER A ESPADA. Por isso, use a espada para ser limpo de tudo o que limita sua vida familiar! Nossa espada não é natural, mas espiritual! Nossa espada é a Palavra de Deus!

 

  • TOALHA

Assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. João 13:4,5

Se a espada representa a autoridade de Cristo, a toalha representa um novo estilo de vida para servir e amar ao próximo. O que muda as pessoas é lavar os pés, se humilhar e servir. Jesus demonstrou esta verdade durante todo seu ministério. Ele confrontava as hostes das trevas, mas repreendia o pecador em amor. O que mais observamos em Cristo são os atos de amor e serviço a todos.

PARA SER, PRECISAMOS TER A TOALHA. Use a toalha para criar um estilo de vida familiar de amor e serviço, afinal, ser imitador de Cristo é ser amor e ter o amor para vivenciar em sua rotina o novo que vem Dele.

Meu desejo é que essa mensagem toque seu coração. Coloque em ordem seu passado, seu papel dentro de sua família e, consequentemente, os valores que carrega e regem sua vida. Para termos um estilo de vida novo, é preciso ser algo novo.

 

Como amor, Lari.

plugins premium WordPress